sexta-feira, 29 de junho de 2012

O 27º Grupo escoteiro do AR Julio Wolff La Salle de São Miguel do Oeste SC. Está de aniversário nesse dia 02 de julho de 2012. Completa seu primeiro ano de atividade.


Data da fundação: 02 de julho de 2011.
Comemoração: 01 ano de atividade
Local: Colégio La Salle Peperi
Cidade: São Miguel do Oeste SC
Reuniões: Aos sábados das 15hs às 17hs
Idades atendidas: de 07 a 10 anos lobinhos e 11 a 14 anos escoteiros
Números interessantes:
Associados: 49

Chefes com curso preliminar: 4
Chefes com curso avançado: 2
Lis de ouro: 1
Atividades sócio-educativas desenvolvidas: 2
Acampamentos: 05
Acantonamentos: 02
Atividades ecológicas: 02
Jantar/eventos: 02
Excursão de 4 dias à Capital: 01


Parabéns Chefes escoteiros pelo seu comprometimento e respeito com a sociedade e a natureza. Em especial aos Chefes que contribuíram nesse primeiro ano: Marcelo Rodrigues, Luis Bido, Barbara Rodrigues, Elizete Barbosa, Jair Barbosa, Maisa Gobi, Joseane Probst, João P. Probst, Nirlei Rodrigues, Nilson Folmer, Elizabete Folmer, Luiz Cláudio, Plácio, Caciane e Dalmina. E a todos que de alguma forma nos ajudaram.


Esse primeiro ano passou rápido e tivemos muitas atividades atraentes e divertidas que juntos realizamos; “Quem faz o que gosta o tempo passa voando”, não é mesmo?


Nosso primeiro agradecimento a Deus, que por amor nos criou e proporcionou que fizéssemos parte dessa entidade e vivêssemos momentos intensos, inesquecíveis e tivéssemos a oportunidade de formar novos amigos. Depois aos pais e familiares pela dedicação e confiança e agradecemos também a importante parceria com o colégio La Salle ( Irmão Plácio Bohn ) e aero clube São Miguel ( Fabio Renner Mingori )Comenta o Presidente do 27º Grupo escoteiro do ar: João Paulo Beuter Probst.


Obrigado a todos por ajudar a atingir nossos objetivos, a organizar nossas metas e atividades, a proporcionar a nossos jovens a realização de um sonho por uma sociedade melhor e oportunizar atividades ao ar livre as nossas crianças. Completa Probst.

“Se podemos sonhar, podemos realizar nossos sonhos” Walt Disney



O GRUPO ESCOTEIRO DO AR JULIO WOLFF LA SALLE DE SÃO MIGUEL DO OESTE
DESEJA UM FELIZ DIA DO PIONEIRO NESSE DIA 29 DE JUNHO

COM VOTOS
DE SUCEESO EM SUA ATIVIDADE A NIVEL ESTADUAL A SE REALIZAR NOS
DIAS 30 E 01 DE JULHO/12 NA CIDADE DE IPORÃ DO OESTE SC. COM JOVENS DE
18 A 21 ANOS EM UMA INCRÍVEL AVENTURA COM JORNADAS E NAVEGAÇÃO
COM JANGADAS FEITAS DE TAQUARA E BOIAS DE CAMINHÃO NO RIO URUGUAI.



DESEJAMOS SUCESSO NO EVENTO E VIDA LONGA AOS PIONEIROS COM O LEMA SERVIR!



III PIO ADVENTURE.

segunda-feira, 25 de junho de 2012


O Amanhecer do dia 25 de junho de 2012 foi um presente de Deus com a sua beleza, vejam as fotos e o arco –íris feitas por João Paulo Probst






Um arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva, arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

Seu nome provém da mitologia grega, onde Íris era uma deusa que exercia a função de arauto divino. Em sua tarefa de mensageira, a deusa deixava um rastro multicolorido ao atravessar os céus.[5]

Cristianismo, islamismo e judaísmo dizem que o arco-íris foi intitulado por Deus "arco-da-aliança", pois logo após o Dilúvio quando a Arca de Noé pousou sobre o Monte Ararat Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva seu arco apareceria nas nuvens e este seria o símbolo da aliança estabelecida entre Deus e toda carne vivente de toda espécie que está sobre a terra e por todas as gerações futuras.

Na cultura yorubá, o arco-íris também é representado como mensageiro divino aos seres humanos na figura do orixá Oxumarê (Osûmàrè).


Fonte: http://pt.wikipedia.org

quinta-feira, 21 de junho de 2012

JESC


O time de BASQUETE feminino e masculino de São Miguel do Oeste SC participa dos jogos escolares estaduais em Lages. A delegação embarcou na manhã de quinta feira dia 21/06 e levou em sua bagagem muito otimismo e uma equipe realmente competitiva para enfrentar os demais representantes do estado representando o Colégio La Salle. Os escoteiros Yan Webber e João Vitor Probst, fazem parte dessa equipe vencedora e contam com uma enorme torcida que os estará esperando com carreata nesse domingo caso consigam alguma colocação.



O Grupo Escoteiro do ar Julio Wolff La Salle deseja boa sorte a todos os alunos que representam o colégio com votos de sucesso e que continuem lutando por essa modalidade em uma sociedade futebolística.











Enviado em 21/06/12

João Paulo Probst, presidente do 27º Grupo escoteiro do ar Julio Wolff La Salle.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Elo em São Carlos - SC

Naqueles anos em que se premiavam as melhores patrulhas por atuações e mérito com medalhas e ou materiais de campo como machadinha, facão, especialidade, eficiência, etc. o Grupo Yucumã participou do elo em São Carlos com o que tinha de melhor e fez um acampamento impecável. Como achávamos que seria o primeiro sem premiação, nosso grupo levou premiações próprias como forma de incentivo e avaliou a participação de cada patrulha durante o elo como: organização de barracas, participação, dedicação, educação, cardápio, refeições, limpeza do canto de patrulha, canto de ferramentas e lenhador, toldo de proteção sobre as barracas, pontualidade na participação dos eventos propostos pelos sub campos, entre outros...




Nossa chefia era muito forte e bem distribuída, tida desde o inicio pelo coordenador distrital da época como uma chefia esculhambada pela forma de ver as coisas com muita alegria e diversão, tudo era motivo de junção para cantar e quando não realizávamos desfiles de moda sob as mesas do camping, hehehehehe. Colocaram-nos no pior canto possível para chefia montar as barracas e fizemos daquele limão uma limonada e por lá ficamos, vez e outra um acordava amontoado nos pés da barraca devido a inclinação do terreno entre raízes e próximo as enchentes do rio Uruguai.E tinha o alimente-se bem com um real, kkkkkkk Até a Choropinha tava lá acampando com a gente e hoje já está indo pra tropa sênior.



Ao terminar a competição, o evento, foram entregues distintivos de eficiências aos primeiros colocados e nossas patrulhas ficaram com os primeiros lugares disparados, apenas a patrulha águia que ficou em segundo lugar, fato não bem compreendido por todos, uma vez que ao encerrar com o arreamento das bandeiras o Yucumã efetuou as entregas de medalhas pela avaliação própria e quem ficou em primeiro lugar foi justamente a única não vencedora, o detalhe é que nosso critério de avaliação já estava pronto na reunião de chefia da noite anterior. Não lembro direito os nomes das patrulhas, acho que eram: Tucano, Castor, Falcão, Águia, Raposa, Surubi... Mas lembro-me que foi a primeira vez que tivemos uma patrulha formada por lis de ouro, foto inédito.



Teve outras histórias como: Matheus não queira ser monitor, O Gus foi ao elo com apenas 9 anos, o Dammam correu de cuecas pelas barracas na madrugada sonâmbulo em direção ao rio Uruguai, teve o fogo de conselho que demorou muito devido ao falecimento de um escoteiro de São Miguel do oeste e a chefe/mãe dele estava no elo.Acho que foi lá que surgiu o canto do grupo, O Yucumã foi acampar e choveu, e choveu, e choveu, o Yucumã foi acampar, e choveu, e choveu, sem pararrrrrr........



Para mim, foi um dos melhores acampamentos de elo que já participei, e guardadas as proporções, todas as patrulhas eram realmente competitivas e venceriam de qualquer jeito. Olhem as bandeirolas, camisetas de atividade dos patinhos, grito de grupo, os bastões, distintivos, chefia, barracas novas e grandes, transporte, chefia preparada, porém, bastante nova em idade e bem experiente em movimento escoteiro.

Realmente éramos esculhambados!
Até hoje em dia somos! hehehehehe

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A história que contarei hoje


Aconteceu entre 1987 e 1989 no grupo escoteiro Yucumã de Mondai SC, quando o escoteiro Jairzinho Goldebek, conhecido pelo apelido de Guaipéca da patrulha Águia, durante um jogo muito conhecido pelos escoteiros “Ataque ao castelo” venceu o jogo das demais patrulhas, principalmente a que eu fazia parte, patrulha Lobo do monitor Beto Mendes.

O Jogo é divertido e praticado a noite em campos e potreiros. Dividimos em duas ou três equipes que recebem um objeto para ser escondido na área do campo, cada equipe para cada lado afastados entre si e cada qual com o seu castelo e não pode ser encontrado o objeto pela outra equipe como um tesouro a ser bem guardado, já usamos livros, mas o ideal mesmo é vela acesa para facilitar ser encontrada. Cada participante recebe uma cordinha usada como um pequeno rabo de +ou- 1 m pendurado pela cintura que deve ser puxado pelo adversário, perdendo o rabo o jogador estará preso com a chefia, na cadeia após passar um período o chefe efetua perguntas que se respondidas corretamente poderá receber outra oportunidade. Vence quem prender todos da equipe adversária ou encontrar a vela no castelo do inimigo.

Eu já venci esse jogo e você? Sabe como funciona? Já jogou?

Então, o nosso amigo Jair, estava cercado no escuro e sendo o último sobrevivente, e pior que isso, guardava o castelo que havia um buraco no chão com a vela acesa da sua equipe. Nossa equipe era muito forte de estatura avantajada e conhecia bem a região, porém, o tal escoteiro, um dos menores da tropa, daí o apelido de Guaipeca, teve uma idéia salvadora que mais tarde ficamos sabendo pelo nosso chefe Cleomar konerad,


ele fez de conta que estava com uma grande equipe ao seu lado e começou a nomear um por um de nós, por estar no topo de um morrinho de grama e indicar um possível jogador para nos apanhar como se estivesse em maior numero, o que foi fatal para nossa equipe que estava cercando-o em 8 escoteiros de mais ou menos 13 anos de idade que ao ouvir seus nomes e quem os enfrentaria em batalha corporal saíram correndo no escuro campo a fora desesperados para se defender achando que se tratava de pelo menos uns 15 competidores quando na verdade era apenas um ( eu também corri, e tanto que nem olhei para trás ), aquele que venceu o jogo mais tarde e só soubemos o ocorrido no dia seguinte durante o café da manhã.


Vê se pode? As vezes quando achamos que não há mais saída em algumas circunstâncias na vida, criamos e inovamos na dificuldade fazendo do limão uma bela limonada. Não sei por onde anda nosso amigo, mas acho que alguns dos que estavam no jogo aquele dia devem lembrar. Abraços boa semana!

DIA 30 DE JUNHO 12 ESTAREMOS JUNTOS
NO 3º PIO ADVENTURE EM IPORÃ DO OESTE SC.
COM O GRUPO ESCOTEIRO TUPÃ

NAVEGAÇÃO PELO RIO URUGUAI COM JANGADAS FEITAS DE TAQUARA E BÓIAS DE CAMINHÃO, VERDADEIRAS ENGENHOCAS ESCOTEIRAS

JANGADAS

JANGADAS PARA 10 A 12 ADULTOS

05 JANGADAS COM TAQUARAS E BÓIAS

NAVEGAÇÃO SOMENTE COM COLETE SALVA VIDAS
NAVEGAÇÃO COM REMOS.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Modalidade do Escotismo do Ar, não foi idealizada pelo fundador, Baden-Powell, das outras duas modalidades, básica e Modalidade do Mar, nem mesmo na Inglaterra, a Modalidade tem sua origem no Brasil.




Dia 28 de abril de 1938, é oficializado o primeiro Grupo Escoteiro da Modalidade do Ar, o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, tendo como responsáveis o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, na época servindo no 5º Regimento de Aviação, atual CINDACTA II, em Curitiba.



Em 19 de abril de 1944, foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, a qual congregava todos Grupos Escoteiros da Modalidade, na época se restringindo aos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.



O Brigadeiro Nero Moura, em 26 de julho de 1951, então Ministro da Aeronáutica, reconhecendo a tamanha expansão registrada e seus valiosos objetivos, entre eles o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronáutica, determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à Modalidade do Ar, o que acontece até os dias presentes.



Em 1951 a Portaria 262 publicada pelo então Ministro da Aeronáutica Brigadeiro Nero Moura determina o apoio de todas as Unidades da FAB aos Escoteiros do Ar. Esta portaria foi reconfirmada em 1981 pelo Ten. Brig. do Ar Délio Jardim de Mattos e reformulada e substituída pela portaria 914 de 29 de Setembro de 2003 pelo Ten. Brig. do Ar Luis Carlos da Silva Bueno

terça-feira, 12 de junho de 2012



APÓS EXCUSIONAR APROXIMADAMENTE 10 HORAS ATRAVESSANDO O ESTADO DE SANTA CATARINA RUMO A CAPITAL, ESCOTEIROS DO AR DE SÃO MIGUEL DO OESTE ESTIVERAM PARTICIPANDO DO ACAMPAMENTO DA MODALIDADE NA BASE AÉREA MILITAR JUNTAMENTE COM OUTROS GRUPOS DA MESMA MODALIDADE NOS DIAS 06 ( 23HS DA NOITE DE QUARTA FEIRA)DATA EM QUE PARTIRAM RUMO AO ACAMPAMENTO ATÉ 11 DE JUNHO ( 02:10 DA MANHÃ DE SEGUNDA FEIRA ). NA OPORTUNIDADE PARTICIPARAM APENAS O RAMO ESCOTEIRO COM UMA DELAGAÇÃO DE 30 PESSOAS.


ENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DESTACAMOS O MUTECO, ATIVIDADE DE ECOLOGIA LIGADA A RIO + 20 A CONFERENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL , PARA PAÍSES MEMBROS DA ONU - XXI MUTIRÃO NACIONAL DE AÇÃO ECOLÓGICA.

FORAM EFETUADAS COLETAS DE SEMENTES DE ESPÉCIES NATIVAS DE ARVORES E EFETUADO O PLANTIO EM UM DOS MODULOS ATRAVÉS DE APLICAÇÃO DOS METODOS CORRETOS DE QUEBRA DE DORMÊNCIA, EPOCAS DE FLORADA, COLETA E FORAMAS DE SEMEAR.

NO SEGUNDO MODULO FORAM CONSTRUIDOS CANTEIROS VERTICAIS COM GARRAFAS PET DE 2 LITROS DESCARTÁVEIS QUE FORAM RECOLHIDAS EM LIXOS E REAPROVEITADAS PARA REALIZAR O TRABALHO DE FORMA SUSTENTÁVEL, USANDO OS RECEPIENTES PARA COLOCAR TERRA COM PALHAS DE TAQUARA E POSTERIOR SEMEADURA DE VERDURAS QUE SERVIRÃO PARA ALIMENTAR OUTRAS PESSOAS.


CANTEIROS VERTICAIS TORNAN-SE VIÁVEIS POR SEREM ECOLOGICAMENTE CORRETOS, ECONOMICOS E UTILIZAM POUCO ESPAÇO. SÃO JOVENS ESCOTEIROS MOSTRANDO A COMUNIDADE EM QUE VIVEM A IMPORTANCIA DO REAPROVEITAMENTO DOS MATERIAIS E COMO É POSSIVEL EXTRAIR VERDURAS DE RECICLÁVEIS.



Enviado por:

João Paulo Beuter Probst

27º Grupo Escoteiro Julio Wolff La Salle

São Miguel do Oeste SC